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Arquitetos: Studio PHH Architects
- Área: 1748 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Nadia Todres
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Fabricantes: AutoDesk, Lithonia Lighting, Rhinoceros 3D
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta escola responde ao desafio urgente de fornecer educação consistente para a crescente população infantil do Haiti. Localizada em Ganthier - a uma hora de carro de Porto Príncipe em direção à fronteira com a República Dominicana - “La Référence” foi fundada em 2012 por um grupo de jovens professores haitianos cujas aspirações de se tornar o modelo e arquétipo de outras escolas no Haiti inspirou o nome e é exemplificado pelos resultados acadêmicos de seus alunos.
Após anos comprovada excelência e crescimento, La Reference recorreu à fundação Konekte, com sede em Princeton, para obter ajuda na compra de terras e continuar sua missão de longo prazo rumo à uma educação de qualidade. Como parte de um esforço pro-bono, o Studio PHH Architects se envolveu no projeto para fornecer orientação e garantir padrões de segurança rigorosos - depois da reunião com os professores para discutir seus objetivos, o processo se expandiu para o planejamento do local, projeto arquitetônico e engenharia.
Ao longo do processo, o Studio PHH Architects coordenou de perto os engenheiros estruturais, Eckersley O'Callaghan, que doaram seu tempo para garantir a segurança e durabilidade da escola, projetada para ventos com força de furacão e atividade sísmica.
A estratégia proposta consiste em um esquema de pátio composto por um prédio de salas de aula em forma de "L" e um prédio administrativo que se encaixam nas árvores existentes para fornecer salas de aula iluminadas e com ventilação natural ao redor de um grande espaço central aberto para as crianças brincarem. Esta configuração foi uma resposta direta às necessidades da administração: ser capaz de proporcionar um espaço seguro e saudável para as crianças que fomentam a comunidade.
O edifício surgiu do estudo cuidadoso e da combinação dos únicos materiais acessíveis - bloco de concreto, concreto e telhado de aço corrugado - para aumentar o fluxo de ar, fornecer luz natural, segurança e controlar a transmissão de som entre as salas de aula. O ritmo da fachada marcado pelos pilares e aberturas reforçadas, representa a identidade da escola e baseia-se no deslocamento lúdico dos pilares de blocos que transferem as cargas de rolamento, levantamento e cisalhamento para as fundações abaixo.
A construção da escola foi desenvolvida como uma série de módulos repetidos e foi estrategicamente faseada. Isso nos permitiu gerenciar o orçamento limitado de forma eficiente, ao mesmo tempo solucionando problemas durante a primeira fase de construção. Embora vários problemas tenham ocorrido durante a fase 1 devido à falta de materiais disponíveis, dificuldade na leitura desenhos de construção e barreiras de idioma (com os fornecedores falando inglês, francês e crioulo), cada um foi discutido, retificado no campo e os desenhos para a fase 2 foram ajustados pela equipe de projeto para garantir uma comunicação clara. A segunda fase, duas vezes maior que a primeira, foi construída sem problemas, comprovando que essa abordagem modular em fases forneceu ideias valiosas.